Como fazer o seu Marketing
Musical? Você pode fazer isso também!
Ou então nós podemos fazer por você!
Ou então nós podemos fazer por você!
Música é o seu produto.
Você é o criador e seu objetivo é vender seu produto. Primeiro de tudo, você
precisa aprender a criar um plano de marketing. Aqui estão os primeiros passos
para fazê-lo:
Analisar o mercado
No seu caso, é a indústria
da música. Identifique seus "concorrentes" e o que o diferencia
deles. Esta será sua proposta de venda exclusiva.
Defina seu público-alvo
Estes são seus fãs em
potencial. Dependendo do gênero da música, você precisa caracterizar seu
público-alvo.
Estabeleça suas metas de longo e curto prazo
Você está planejando
lançar um novo álbum até o final deste ano? Anote suas metas e as etapas
necessárias para alcançá-las - um plano de ação.
Determine suas estratégias de marketing
Você encontrará 15
estratégias eficazes de marketing de música abaixo. Dê uma olhada nelas e
escolha as que você achar mais eficazes para você.
Crie um orçamento para sua promoção de música
Depois de determinar suas
estratégias de marketing, você precisa calcular o orçamento. Quanto dinheiro
você está disposto a pagar para promover sua música?
Vá passo a passo e tente
concluir esses pontos-chave antes de iniciar a promoção. Você não pode promover
sua música com sucesso sem criar um plano de marketing.
15 Estratégias de Marketing Musical
Agora, como você já sabe
como começar sua promoção musical, passe pelos 3 primeiros pontos e, após
completá-los, passe para o próximo passo - estratégias de marketing musical.
Abaixo estão 15
estratégias de marketing eficazes que foram testadas com sucesso por muitos
músicos e celebridades famosas. Vamos ver o que temos aqui.
Crie um site de música
Você pode se considerar um
músico profissional depois de criar seu primeiro site de música. Porque você
precisa de um site? É o seu portfólio on-line, onde você apresenta e vende seus
álbuns, mostra as datas de seus eventos e simplesmente conta sua história.
Se você acha que é difícil
criar um site, temos ótimas notícias para você. Use criadores de sites com
modelos prontos criados por profissionais para economizar tempo e dinheiro.
Quando seu site estiver
pronto, você poderá compartilhá-lo com seu público-alvo - seus fãs em
potencial.
Compartilhe sua música em
plataformas digitais
Promova sua música
Com o aumento das
tecnologias digitais, ficou mais fácil alcançar seu público-alvo. As
plataformas de streaming de música são um ótimo exemplo. Existem muitas
plataformas, como Bandcamp, Apple Music, Soundcloud, Spotify, etc., onde você
pode fazer upload de seu álbum, compartilhar suas músicas e ver como as pessoas
reagem a ele.
Mas, é claro, você precisa
escolher sabiamente qual plataforma usar. Primeiro, pense no seu público-alvo
que você provavelmente definiu com sucesso em seu plano de marketing.
Quais plataformas eles
usam? Se seus fãs em potencial usam o Spotify, sua música deve ser adicionada
lá.
Além disso, você precisa
considerar quais recursos e funcionalidades essas plataformas têm. Se você
estiver satisfeito com os termos, vá em frente e compartilhe sua música.
Use mídias sociais para sua promoção musical
E se eu lhe dissesse que
sua música pode se tornar viral? Imagine milhares de pessoas compartilhando e
deixando comentários sob sua postagem no Facebook ou Twitter.
Mas como criar um post ou
vídeo viral para a mídia social? Tudo depende da sua criatividade e sorte. As
pessoas adoram conteúdo divertido e inspirador, que também compartilham com
entusiasmo. Eles gostam especialmente de conteúdo de vídeo que, no seu caso, é
muito vantajoso. Pense no conteúdo primeiro, faça um vídeo e adicione sua
música como música de fundo.
O uso da mídia social pode
ajudá-lo a criar sua comunidade de fãs leais. Crie seus perfis sociais e
envolva-se com seu público, compartilhe conteúdo exclusivo e interaja com seus
fãs.
Novamente, você precisa
considerar em quais plataformas de mídia social seu público-alvo está ativo. Em
seguida, crie sua estratégia e decida que tipo de conteúdo você deseja
compartilhar. Saiba mais sobre o marketing de vídeo do Facebook ou a criação de
vídeos para o Instagram. Qualquer informação pode ser útil.
Com o tempo, você verá
como sua comunidade cresce se utilizar as melhores estratégias de mídia social
para sua promoção musical.
Entre em contato com
influenciadores da música
Promoção musical
Quem é um influenciador?
Um influenciador é alguém que tem uma enorme quantidade de seguidores em
diferentes plataformas sociais. Eles podem ser blogueiros, vloggers, figuras
públicas ou YouTubers.
Portanto, seu objetivo
aqui é entrar em contato com influenciadores relevantes e pedir colaboração.
Existem várias maneiras de aparecer em suas postagens. Eles podem criar vídeos
e adicionar sua música como música de fundo, mencionando você, ou podem
compartilhar sua música ou álbum.
Esse pode ser um ótimo
retorno do investimento para você. Você terá acesso ao seu público, que é uma
excelente oportunidade para promover sua música.
Envie um boletim de e-mail para sua lista de contatos
Uma das vantagens de ter
um site de música é que você pode coletar os contatos do seu público. Assim,
quando você tiver seus assinantes, poderá enviar boletins por e-mail e manter
seu público atualizado.
Quando você tem sua lista
de contatos, pode conectar-se a eles quando lança uma nova música ou um
Promova sua música por meio de publicidade paga
Se você luta para obter
tráfego orgânico, pode usar publicidade paga para aumentar seus esforços de
marketing. Algumas das melhores ferramentas para você são o Google Ads, o
Facebook Business Manager e o YouTube Ads.
Isso pode garantir um
sucesso a curto prazo, mas você deve estar pronto para investir mais em
anúncios pagos. Estime minuciosamente quanto você pode orçar em publicidade.
Inscreva-se nas plataformas de música de transmissão
ao vivo
Go live! Atualmente, você
tem a oportunidade de compartilhar vídeos ao vivo diretamente da sua garagem ou
até do seu quarto. Crie uma base de fãs altamente engajada interagindo com eles
em tempo real.
Existem muitas maneiras de
entrar no ar. Você pode experimentar o Facebook ao vivo e o YouTube ao vivo ou
outras plataformas de transmissão ao vivo como Concert Window, Twitch.tv,
YouNow, StaegIt, Musical.ly, etc.
Gravar "podcasts" de música
Como comercializar sua
música
Os podcasts são outra
maneira de promover-se efetivamente online. Aqui você tem duas opções: inicie
seu próprio podcast ou tente aparecer no podcast de outra pessoa.
O Soundcloud é uma
plataforma adequada para hospedagem de podcasts. Grave seus episódios, faça o
upload deles e envie para o seu feed. Você também pode incorporá-los ao seu
site e promover no social.
Escolha tópicos
interessantes para o seu público, porque se você não chamar a atenção deles,
eles não ficarão com você por muito tempo.
Compartilhe seus vídeos no YouTube e em outros sites
de compartilhamento de vídeos
Quando pensamos em
plataformas de compartilhamento de videoclipes, o YouTube imediatamente vem à
nossa mente. É considerado o segundo maior mecanismo de pesquisa depois do
Google. Portanto, você definitivamente precisa ter um canal no YouTube e
otimizá-lo para obter melhores resultados.
Que tipo de vídeo você
pode compartilhar no YouTube? Existem muitas idéias fantásticas de videoclipe
do YouTube que você pode usar, incluindo capas de músicas, vídeos de letras,
aulas de canto etc. Uma introdução criativa ao vídeo do YouTube ajudará você a
ser lembrado pelo público e pelos fãs.
Não se esqueça das
visualizações de música, que tornarão sua música atraente e envolvente.
CRIE AGORA
O YouTube é bom, com
certeza, mas não se esqueça de outras plataformas de compartilhamento de vídeo,
como Vimeo, Dailymotion e outras.
Crie sua banda
Você precisa de receita
adicional para financiar suas gravações e shows? A banda pode ser
uma ótima maneira de obtê-la. Primeiro de tudo, você precisa criar sua marca e
depois pensar em criar uma plataforma digital, online.
Que tipo de produto da banda
você pode oferecer? Escolha entre os físicos e os digitais, que incluem álbuns
e pôsteres assinados, adesivos, versões em vinil do seu álbum, capas de
telefone, vídeos de aulas de música, livros de letras on-line e muito mais.
Promover a banda
Antes de criar o mercado
da sua banda, você precisa ter uma idéia do tipo de mercado que seus fãs
gostariam de comprar, pesquisar outras bandas para ver o que vende melhor e
estimar o orçamento que você pode dedicar a ele.
Se você não pode decidir
se precisa ou não, lembre-se de que a criação de bandas oferece a seus fãs a
oportunidade de apoiar você e sua música.
Entre em contato com os blogueiros de música
Entrar em contato com
blogueiros de música ajudará você a se interessar pela sua nova música ou
álbum, caso você tenha algo realmente digno. Muitas pessoas descobrem novas
músicas em diferentes blogs de música. Portanto, você precisa entrar em contato
com eles e tentar se destacar nas postagens deles.
Você precisa ter uma
estratégia para sua divulgação. Primeiro, encontre todos os blogs e blogueiros
de música relevantes. Isso pode levar muito tempo, mas você pode obter algumas
das principais listas de blogs de música e categorizá-las, o que economizará
algum tempo.
Então, você precisa
construir relacionamentos com eles, que é a parte mais importante. Você precisa
preparar um arremesso estelar para sua música. Inclua algumas informações
básicas, gênero e o que o torna único.
Impressione os blogueiros
de música com sua música, marca e história.
Encontre músicos para colaborar
Essa estratégia tem sido
usada por músicos há muito tempo. Entre os famosos estão: "Beat It" -
Michael Jackson e Eddie Van Halen, "Walk This Way" - Run-D.M.C. e
Aerosmith, "Enquanto minha guitarra chora suavemente" - The Beatles e
Eric Clapton, e muitos mais.
Existem duas opções aqui:
colabore com bandas igualmente famosas ou com as mais famosas que a sua. Seria
mais fácil entrar em contato com os igualmente famosos, mas os resultados da
segunda opção podem ser eficazes demais para a sua promoção musical.
Outra opção é colaborar
com os DJs. Eles podem criar uma versão Remix da sua música e compartilhar com
o público.
De qualquer forma, essa é
uma estratégia comprovada, que ajudou muitos músicos a se destacar da multidão.
Portanto, tente criar relacionamentos com outros músicos para aumentar sua base
de fãs.
Gravar tutoriais de música
Se você é um músico
profissional, a gravação de tutoriais sobre música pode ajudar você a se tornar
uma fonte valiosa de conhecimento para os amadores. Este pode ser um bom ponto
de partida para sua carreira. Além disso, por que manter esse talento escondido
do mundo?
Você já sabe onde
compartilhar seus tutoriais. Uma das melhores opções é colocá-las em seu site.
Você pode cr
Você já sabe onde
compartilhar seus tutoriais. Uma das melhores opções é colocá-las em seu site.
Você pode criar uma seção separada e enviar seus vídeos.
Outra opção é
compartilhá-los no YouTube.
Tutoriais de música
Youtube
Como criar um vídeo
tutorial? Fácil, basta gravar seu vídeo e editá-lo com a ajuda de um editor de
vídeo online.
Mas, em qualquer caso,
você precisará promover seus tutoriais para alcançar seu público-alvo.
Listar seus shows e passeios em diferentes plataformas
Essas plataformas ajudam
os amantes da música a descobrir concertos ao vivo em suas cidades ou
simplesmente mantê-los atualizados sobre os últimos eventos de seus artistas
favoritos. Portanto, quando você pretende fazer uma apresentação ao vivo,
inscreva-se em uma plataforma semelhante e compartilhe seu evento com seus fãs
em potencial.
Com a ajuda dessas
plataformas online, você promoverá efetivamente seus eventos offline.
Experimente o Crowdfunding para músicos
O crowdfunding parece ser
uma ótima maneira de os músicos arrecadar fundos para seu próximo álbum ou
projeto. E, o orçamento coletado depende apenas dos fãs leais e da vontade de
apoiar sua banda de música favorita. Algumas das plataformas de crowdfunding
mais conhecidas são o Kickstarter e o Indiegogo.
No caso de financiamento
coletivo, é crucial ter uma comunidade ativa. Portanto, antes de iniciar uma
campanha, você precisa garantir que seus esforços não sejam em vão. Você
precisa investir seu tempo e até uma pequena quantia de dinheiro para promover
sua campanha.
Se você acha que precisa
de uma campanha de financiamento coletivo, deve considerar todas as vantagens e
desvantagens antes de criá-la.
Você tem todas as
ferramentas necessárias à sua mão. Cabe a você decidir quais usar. Experimente
todos e veja qual deles traz melhores resultados.
Estratégias de marketing
da indústria da música
A indústria da música é
muito competitiva. Mas, se você tem um sonho, vá buscá-lo, não espere milagres
acontecerem.
Se você é realmente
talentoso e escreve boa música, seus fãs o encontrarão e o ajudarão a brilhar,
mesmo que demore algum tempo. O uso das estratégias de marketing de música
mencionadas acima o ajudará a alcançá-las e a mostrar o que você tem. Então, o
que você precisa fazer agora é pensar em criar um plano de marketing e escolher
as estratégias de marketing certas.
Por: https://www.renderforest.com/blog/music-marketing-strategie
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