sábado, 9 de novembro de 2019

Como fazer o seu Marketing Musical




Como fazer o seu Marketing Musical?  Você pode fazer isso também! 
Ou então nós podemos fazer por você!

Música é o seu produto. Você é o criador e seu objetivo é vender seu produto. Primeiro de tudo, você precisa aprender a criar um plano de marketing. Aqui estão os primeiros passos para fazê-lo:

Analisar o mercado
No seu caso, é a indústria da música. Identifique seus "concorrentes" e o que o diferencia deles. Esta será sua proposta de venda exclusiva.

Defina seu público-alvo
Estes são seus fãs em potencial. Dependendo do gênero da música, você precisa caracterizar seu público-alvo.

Estabeleça suas metas de longo e curto prazo
Você está planejando lançar um novo álbum até o final deste ano? Anote suas metas e as etapas necessárias para alcançá-las - um plano de ação.

Determine suas estratégias de marketing
Você encontrará 15 estratégias eficazes de marketing de música abaixo. Dê uma olhada nelas e escolha as que você achar mais eficazes para você.

Crie um orçamento para sua promoção de música
Depois de determinar suas estratégias de marketing, você precisa calcular o orçamento. Quanto dinheiro você está disposto a pagar para promover sua música?

Vá passo a passo e tente concluir esses pontos-chave antes de iniciar a promoção. Você não pode promover sua música com sucesso sem criar um plano de marketing.

15 Estratégias de Marketing Musical
Agora, como você já sabe como começar sua promoção musical, passe pelos 3 primeiros pontos e, após completá-los, passe para o próximo passo - estratégias de marketing musical.

Abaixo estão 15 estratégias de marketing eficazes que foram testadas com sucesso por muitos músicos e celebridades famosas. Vamos ver o que temos aqui.


Crie um site de música
Você pode se considerar um músico profissional depois de criar seu primeiro site de música. Porque você precisa de um site? É o seu portfólio on-line, onde você apresenta e vende seus álbuns, mostra as datas de seus eventos e simplesmente conta sua história.

Se você acha que é difícil criar um site, temos ótimas notícias para você. Use criadores de sites com modelos prontos criados por profissionais para economizar tempo e dinheiro.

Quando seu site estiver pronto, você poderá compartilhá-lo com seu público-alvo - seus fãs em potencial.

Compartilhe sua música em plataformas digitais


Promova sua música
Com o aumento das tecnologias digitais, ficou mais fácil alcançar seu público-alvo. As plataformas de streaming de música são um ótimo exemplo. Existem muitas plataformas, como Bandcamp, Apple Music, Soundcloud, Spotify, etc., onde você pode fazer upload de seu álbum, compartilhar suas músicas e ver como as pessoas reagem a ele.

Mas, é claro, você precisa escolher sabiamente qual plataforma usar. Primeiro, pense no seu público-alvo que você provavelmente definiu com sucesso em seu plano de marketing.

Quais plataformas eles usam? Se seus fãs em potencial usam o Spotify, sua música deve ser adicionada lá.

Além disso, você precisa considerar quais recursos e funcionalidades essas plataformas têm. Se você estiver satisfeito com os termos, vá em frente e compartilhe sua música.


Use mídias sociais para sua promoção musical
E se eu lhe dissesse que sua música pode se tornar viral? Imagine milhares de pessoas compartilhando e deixando comentários sob sua postagem no Facebook ou Twitter.

Mas como criar um post ou vídeo viral para a mídia social? Tudo depende da sua criatividade e sorte. As pessoas adoram conteúdo divertido e inspirador, que também compartilham com entusiasmo. Eles gostam especialmente de conteúdo de vídeo que, no seu caso, é muito vantajoso. Pense no conteúdo primeiro, faça um vídeo e adicione sua música como música de fundo.

O uso da mídia social pode ajudá-lo a criar sua comunidade de fãs leais. Crie seus perfis sociais e envolva-se com seu público, compartilhe conteúdo exclusivo e interaja com seus fãs.

Novamente, você precisa considerar em quais plataformas de mídia social seu público-alvo está ativo. Em seguida, crie sua estratégia e decida que tipo de conteúdo você deseja compartilhar. Saiba mais sobre o marketing de vídeo do Facebook ou a criação de vídeos para o Instagram. Qualquer informação pode ser útil.

Com o tempo, você verá como sua comunidade cresce se utilizar as melhores estratégias de mídia social para sua promoção musical.

Entre em contato com influenciadores da música


Promoção musical
Quem é um influenciador? Um influenciador é alguém que tem uma enorme quantidade de seguidores em diferentes plataformas sociais. Eles podem ser blogueiros, vloggers, figuras públicas ou YouTubers.

Portanto, seu objetivo aqui é entrar em contato com influenciadores relevantes e pedir colaboração. Existem várias maneiras de aparecer em suas postagens. Eles podem criar vídeos e adicionar sua música como música de fundo, mencionando você, ou podem compartilhar sua música ou álbum.

Esse pode ser um ótimo retorno do investimento para você. Você terá acesso ao seu público, que é uma excelente oportunidade para promover sua música.

Envie um boletim de e-mail para sua lista de contatos
Uma das vantagens de ter um site de música é que você pode coletar os contatos do seu público. Assim, quando você tiver seus assinantes, poderá enviar boletins por e-mail e manter seu público atualizado.

Quando você tem sua lista de contatos, pode conectar-se a eles quando lança uma nova música ou um

Promova sua música por meio de publicidade paga
Se você luta para obter tráfego orgânico, pode usar publicidade paga para aumentar seus esforços de marketing. Algumas das melhores ferramentas para você são o Google Ads, o Facebook Business Manager e o YouTube Ads.

Isso pode garantir um sucesso a curto prazo, mas você deve estar pronto para investir mais em anúncios pagos. Estime minuciosamente quanto você pode orçar em publicidade.

Inscreva-se nas plataformas de música de transmissão ao vivo
Go live! Atualmente, você tem a oportunidade de compartilhar vídeos ao vivo diretamente da sua garagem ou até do seu quarto. Crie uma base de fãs altamente engajada interagindo com eles em tempo real.

Existem muitas maneiras de entrar no ar. Você pode experimentar o Facebook ao vivo e o YouTube ao vivo ou outras plataformas de transmissão ao vivo como Concert Window, Twitch.tv, YouNow, StaegIt, Musical.ly, etc.


Gravar "podcasts" de música
Como comercializar sua música
Os podcasts são outra maneira de promover-se efetivamente online. Aqui você tem duas opções: inicie seu próprio podcast ou tente aparecer no podcast de outra pessoa.

O Soundcloud é uma plataforma adequada para hospedagem de podcasts. Grave seus episódios, faça o upload deles e envie para o seu feed. Você também pode incorporá-los ao seu site e promover no social.

Escolha tópicos interessantes para o seu público, porque se você não chamar a atenção deles, eles não ficarão com você por muito tempo.


Compartilhe seus vídeos no YouTube e em outros sites de compartilhamento de vídeos
Quando pensamos em plataformas de compartilhamento de videoclipes, o YouTube imediatamente vem à nossa mente. É considerado o segundo maior mecanismo de pesquisa depois do Google. Portanto, você definitivamente precisa ter um canal no YouTube e otimizá-lo para obter melhores resultados.

Que tipo de vídeo você pode compartilhar no YouTube? Existem muitas idéias fantásticas de videoclipe do YouTube que você pode usar, incluindo capas de músicas, vídeos de letras, aulas de canto etc. Uma introdução criativa ao vídeo do YouTube ajudará você a ser lembrado pelo público e pelos fãs.

Não se esqueça das visualizações de música, que tornarão sua música atraente e envolvente.


CRIE AGORA
O YouTube é bom, com certeza, mas não se esqueça de outras plataformas de compartilhamento de vídeo, como Vimeo, Dailymotion e outras.


Crie sua banda
Você precisa de receita adicional para financiar suas gravações e shows? A banda pode ser uma ótima maneira de obtê-la. Primeiro de tudo, você precisa criar sua marca e depois pensar em criar uma plataforma digital,  online.

Que tipo de produto da banda você pode oferecer? Escolha entre os físicos e os digitais, que incluem álbuns e pôsteres assinados, adesivos, versões em vinil do seu álbum, capas de telefone, vídeos de aulas de música, livros de letras on-line e muito mais.

Promover a banda
Antes de criar o mercado da sua banda, você precisa ter uma idéia do tipo de mercado que seus fãs gostariam de comprar, pesquisar outras bandas para ver o que vende melhor e estimar o orçamento que você pode dedicar a ele.

Se você não pode decidir se precisa ou não, lembre-se de que a criação de bandas oferece a seus fãs a oportunidade de apoiar você e sua música.


Entre em contato com os blogueiros de música
Entrar em contato com blogueiros de música ajudará você a se interessar pela sua nova música ou álbum, caso você tenha algo realmente digno. Muitas pessoas descobrem novas músicas em diferentes blogs de música. Portanto, você precisa entrar em contato com eles e tentar se destacar nas postagens deles.

Você precisa ter uma estratégia para sua divulgação. Primeiro, encontre todos os blogs e blogueiros de música relevantes. Isso pode levar muito tempo, mas você pode obter algumas das principais listas de blogs de música e categorizá-las, o que economizará algum tempo.

Então, você precisa construir relacionamentos com eles, que é a parte mais importante. Você precisa preparar um arremesso estelar para sua música. Inclua algumas informações básicas, gênero e o que o torna único.

Impressione os blogueiros de música com sua música, marca e história.


Encontre músicos para colaborar
Essa estratégia tem sido usada por músicos há muito tempo. Entre os famosos estão: "Beat It" - Michael Jackson e Eddie Van Halen, "Walk This Way" - Run-D.M.C. e Aerosmith, "Enquanto minha guitarra chora suavemente" - The Beatles e Eric Clapton, e muitos mais.

Existem duas opções aqui: colabore com bandas igualmente famosas ou com as mais famosas que a sua. Seria mais fácil entrar em contato com os igualmente famosos, mas os resultados da segunda opção podem ser eficazes demais para a sua promoção musical.

Outra opção é colaborar com os DJs. Eles podem criar uma versão Remix da sua música e compartilhar com o público.

De qualquer forma, essa é uma estratégia comprovada, que ajudou muitos músicos a se destacar da multidão. Portanto, tente criar relacionamentos com outros músicos para aumentar sua base de fãs.


Gravar tutoriais de música
Se você é um músico profissional, a gravação de tutoriais sobre música pode ajudar você a se tornar uma fonte valiosa de conhecimento para os amadores. Este pode ser um bom ponto de partida para sua carreira. Além disso, por que manter esse talento escondido do mundo?

Você já sabe onde compartilhar seus tutoriais. Uma das melhores opções é colocá-las em seu site. Você pode cr

Você já sabe onde compartilhar seus tutoriais. Uma das melhores opções é colocá-las em seu site. Você pode criar uma seção separada e enviar seus vídeos.

Outra opção é compartilhá-los no YouTube.

Tutoriais de música Youtube

Como criar um vídeo tutorial? Fácil, basta gravar seu vídeo e editá-lo com a ajuda de um editor de vídeo online.

Mas, em qualquer caso, você precisará promover seus tutoriais para alcançar seu público-alvo.


Listar seus shows e passeios em diferentes plataformas
Essas plataformas ajudam os amantes da música a descobrir concertos ao vivo em suas cidades ou simplesmente mantê-los atualizados sobre os últimos eventos de seus artistas favoritos. Portanto, quando você pretende fazer uma apresentação ao vivo, inscreva-se em uma plataforma semelhante e compartilhe seu evento com seus fãs em potencial.

Com a ajuda dessas plataformas online, você promoverá efetivamente seus eventos offline.


Experimente o Crowdfunding para músicos
O crowdfunding parece ser uma ótima maneira de os músicos arrecadar fundos para seu próximo álbum ou projeto. E, o orçamento coletado depende apenas dos fãs leais e da vontade de apoiar sua banda de música favorita. Algumas das plataformas de crowdfunding mais conhecidas são o Kickstarter e o Indiegogo.

No caso de financiamento coletivo, é crucial ter uma comunidade ativa. Portanto, antes de iniciar uma campanha, você precisa garantir que seus esforços não sejam em vão. Você precisa investir seu tempo e até uma pequena quantia de dinheiro para promover sua campanha.

Se você acha que precisa de uma campanha de financiamento coletivo, deve considerar todas as vantagens e desvantagens antes de criá-la.

Você tem todas as ferramentas necessárias à sua mão. Cabe a você decidir quais usar. Experimente todos e veja qual deles traz melhores resultados.

Estratégias de marketing da indústria da música

A indústria da música é muito competitiva. Mas, se você tem um sonho, vá buscá-lo, não espere milagres acontecerem.

Se você é realmente talentoso e escreve boa música, seus fãs o encontrarão e o ajudarão a brilhar, mesmo que demore algum tempo. O uso das estratégias de marketing de música mencionadas acima o ajudará a alcançá-las e a mostrar o que você tem. Então, o que você precisa fazer agora é pensar em criar um plano de marketing e escolher as estratégias de marketing certas.
Por: https://www.renderforest.com/blog/music-marketing-strategie



Nenhum comentário:

Postar um comentário